A diabetes causa impotência sexual?

Sim, uma das causas mais comuns da impotência é o diabetes. Quando pensamos nesta doença, logo vem a ideia de que diabetes é só um acréscimo de açúcar no sangue. Bem mais do que isto, esta doença pode afetar os olhos, rins, coração, nervos e vaso sanguíneos.

A impotência sexual pode ser consequência da diabetes porque esta doença altera o fluxo vascular dificultando que o sangue chegue no pênis, impossibilitando a ereção. Para ter e manter a ereção o homem precisa de estímulos psicológicos e físicos. Através destes estímulos a circulação do sangue aumenta. Se esta circulação não ocorre é bem mais difícil obter as condições ideais para uma relação sexual satisfatória.

Causas da impotência causada pelo diabetes:

  1. Mudanças na sensibilidade do pênis, o que vai diminuir o prazer.
  2. Alterações circulatórias que não sustentam a concentração de sangue necessário para o pênis manter a ereção durante o ato sexual.
  3. Bloqueio da artéria peniana, que impedem o sangue de irrigar totalmente o pênis. Ereção incompleta não permite uma penetração eficaz.
  4. Ansiedade e stress por conta da alimentação restrita, insatisfação com o tratamento e o próprio medo de falhar na hora do ato sexual.

Dependendo da intensidade que os vaso sanguíneos são afetados pela diabetes o quadro de impotência pode se tonar irreversível. Isto não quer dizer que você não vai mais ter ereção. Estamos falando de ereção espontânea. Com ajuda de medicamentos, tanto oral como injetável, sua vida sexual pode voltar a ser ativa e prazerosa.

O paciente portador de diabetes tem que seguir algumas rotinas que podem ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sague, bem como evitar um problema de impotência sexual como consequência desta doença.

Manter o peso, controlar o nível de glicose no sangue através de uma dieta equilibrada ou se indicado pela médico acrescentar o uso medicação (depende do caso), manter a pressão arterial controlada, evitar o stress, exercícios físicos (orientado pelo seu médico) etc. Todas estas atitudes lhe proporcionarão uma vida mais saudável e equilibrada mesmo sendo portador de diabetes.

Praticamente podemos dizer que quase não existe problemas de impotência sexual sem solução. Existem algumas soluções o suplemento Tittanus funciona bem, assim como outros medicamentos via oral (como o Viagra por exemplo), medicamentos injetáveis, e próteses penianas.

Procure sempre um profissional de saúde para lhe orientar sobre a diabete e a impotência sexual se surgir. Este assunto é sério e deve ter acompanhamento médico para que você não corra nenhum risco.

Para saber mais sobre a relação do diabetes com a impotência, veja o que um especialista diz:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *