5 coisas que influenciam no tempo de emagrecimento

Se existe uma coisa que brasileiro não domina é a arte de esperar, especialmente quando falamos de algo como o emagrecimento. Sempre que uma pessoa inicia uma dieta, ou se dispõe a alterar sua rotina alimentar por uma mais saudável, logo pensa: quanto tempo vai levar para eu começar a emagrecer?

Certamente você mesma já se fez essa pergunta, ou mesmo questionou um nutricionista ou profissional de educação física a esse respeito. A grande questão é que não existe um tempo certo para uma pessoa começar a perder peso. No entanto, existem alguns fatores que podem sim influenciar nesse tempo.

Por isso, preparamos para você uma lista com coisas que influenciam no tempo de emagrecimento. Acompanhe:

  1. Seu peso x sua necessidade de emagrecimento

O primeiro fator que influenciará no seu tempo de emagrecimento é o seu peso e a quantidade de quilos que você precisa emagrecer. É uma conta simples: quanto mais pesada uma pessoa for e maior for sua necessidade de emagrecimento, mais rápido ele acontecerá.

  1. O gênero da pessoa que precisa emagrecer

Homens possuem mais facilidade de queimar calorias do que as mulheres. Isso acontece devido a produção hormonal, mais especificamente a produção de testosterona, hormônio responsável por acelerar o metabolismo e tornar a queima de gordura mais rápida.

  1. Efeito sanfona

O efeito sanfona acontece quando uma pessoa faz dieta, emagrece e depois volta a engordar de novo. Dá pra contar no dedo as dietas que emagrecem e geram um efeito mais duradouro como a dieta das marias, a maioria delas acaba funcionando apenas temporariamente e quanto mais vezes uma pessoa é exposta a essa condição, mais difícil se torna para ela conseguir emagrecer novamente. Neste vídeo, uma nutricionista explica melhor sobre esse assunto:

  1. Sua relação com a comida

Quanto mais restritiva for a sua alimentação, e menos você gostar da sua dieta, maiores serão as chances de você ‘enfiar o pé na jaca’ com mais frequência, ou simplesmente desistir da dieta por alguns dias e depois retomá-la, fazendo com que seu emagrecimento demore mais.

  1. Genética

Sim, o fator genético realmente influencia no seu tempo de emagrecimento. Algumas pessoas são de família com tendência a ser acima do peso, e consequentemente contaram com uma genética mais resistentes a queima de gordura. Enquanto outras, por serem de uma família com o metabolismo mais rápido, não terão tanto problema com o tempo de emagrecimento.

Independentemente desses 5 coisas que influenciam no tempo de emagrecimento é importante que você, ao decidir emagrecer e ter uma vida mais saudável, não perca o seu foco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *